Especial Sazonal
Verão Slow 2025 – Guia para Férias com Intenção
Este é o teu guia para umas férias relaxantes, com menos pressa e muito mais presença.
Com ideias práticas, inspiração sazonal, reflexões, leituras leves e estratégias para te cuidares — na natureza, em casa ou no regresso ao trabalho.
Inspiração e ideias práticas para férias relaxantes, natureza e reconexão
Chegou o momento mais aguardado do teu ano. E embora não devamos viver apenas na expectativa das férias, quando finalmente chega a oportunidade de descansar, vale a pena abraçá-la com presença — e ver nela um convite para te reconectares contigo próprio.

Experiências Verão Slow
– Procura rodear-te na natureza, quer sejas team praia ou team campo;
– Se descansar é o teu objetivo, dá preferência a experiências mais relaxantes, menos estimulantes e com menos pessoas;
– Se nesta férias procuras te energizar, parte à aventura também de quem és, da tua criatividade e do eu-próprio que, por vezes, esvanece no stress do quotidiano;

Tempo para Autocuidado
– Faz um detox dos efeitos da cidade – ar, luz, barulho, poluição…
– Começa o dia com silêncio e desfruta de um pequeno-almoço que não consegues proporcionar no corre-corre
– Não descures as rotinas, principalmente do sono. Aproveita para dormir sem culpa mas não desregules os teus ciclos.
– Caminha descalço, dança, faz alongamentos ao sol – o movimento suave ajuda a libertar tensões acumuladas

Aproveitar ao máximo o exterior
– Estar na natureza reduz os níveis de cortisol e ativa o sistema nervoso parassimpático — o responsável por sensações de bem-estar e digestão eficiente.
– Piqueniques: Estímulos como o vento, os sons e os aromas da natureza ativam o cérebro sensorial e intensifica sabores e texturas.
– Estudos mostram que o cérebro retém melhor informações lidas ou experiências vividas ao ar livre, graças à estimulação multisensorial e ao estado de presença que a natureza induz.

Férias em casa
– Atividades de relaxamento e autocuidado: dia de spa caseiro; tarde/noite de cinema; renovação de interiores; dia das “coisas boas” à mesa; resgate de um hobby.
– Turista nativo: pôr o conhecimento sobre a própria cidade em dia – renova a tua perspetiva sobre a tua cidade e descobre o que ainda não conheces.
– Organização/melhoramento da tua casa: esta altura é a ideal para pintar as paredes, para renovar a decoração ou até para fazer um decluttering geral.
OFERTA EXCLUSIVA: Leituras Slow para o Verão
Recebe gratuitamente o nosso guia de Leituras Slow para o Verão — uma seleção sensorial criada em colaboração com a biblioterapeuta Ana Matos.
Histórias que te fazem respirar mais devagar, viajar sentado e desligar do ruído.
Como desligar do trabalho nas férias (sem culpa)
Desligar não é fugir. É recuperar o espaço mental e emocional para um regresso mais saudável.
Serve para quem trabalha por conta de outrem ou por conta própria.
💼 Sair em grande e descansado
Quem quer deixar o trabalho com tarefas a meio sob o risco de passar as férias a orientar colegas que estão a cobrir a nossa ausência? Ou regressar com mais trabalho do que aquele com que saímos? Isso não tem que acontecer, pelo menos, no que estiver ao teu alcance fazer (pois sabemos que há coisas que não podemos controlar nomeadamente aparecerem projetos um dia antes de fazeres a mala).
Antes de abraçares as tuas férias em plenitude, considera:

Estratégias Simples para Desligar do Trabalho
Autoresponder e/reencaminhamentos
Deixa o teu email e Whatsapp a funcionarem por ti. Deixa mensagens de resposta automática a informares simpatica mas claramente que te encontras em período de descanso.
Desligar notificações
Se fores corajoso, silencia por completo as notificações (email, whatsapp, chamadas, apps, etc). Mas se quiseres limitar apenas alguns contactos profisisonais, podes limitar as notificações para contactos específicos.
“Mas não consigo mesmo abandonar o trabalho.”
Se tens mesmo de trabalhar, define blocos de tempo fixos e pequenos, protegidos. Fala com a tua companhia de férias sobre obrigações que terás que ter e encontra alternativas para que essas pessoas não dependam da tua agenda.
Mantras de férias
“Ver o email de férias por 5 minutos rouba-me 5 horas de descanso mental.”
“Desligar não é falta de respeito para com os meus colegas ou clientes – não descansar é uma falta de respeito para comigo próprio.”
Regressar das férias
O regresso também deve ser slow para uma reintegração suave e sem esquecer o que a pausa nos ensinou.

Deixar a casa arrumada
Antes de te ausentares, deixa a tua casa o mais arrumada e harmoniosa possível para um regresso tranquilo das férias: um lar que perpetua a sensação de descanso (camas feitas, loiça lavada, lixo despejado, roupas arrumadas, etc).
Ter um dia de reconexão antes de regressar ao escritório
Experimenta ter um intervalo de pelo menos 24h para descomprimir depois das férias e antes de voltares ao trabalho. Tira este tempo para voltares imergir nos ritmos “normais”.
Reflexão Verão Slow
Em vez do clássico “Aaaargh, as férias já acabaram! 😩”, que tal mudares o foco?
Pensa nas boas sensações que viveste, na leveza e no descanso. E pergunta-te: como posso levar este estado de espírito comigo para o quotidiano?
Assim, da próxima vez que te perguntarem “Foram boas as férias?”, talvez não respondas com o típico “Já acabaram…” ou “Podiam ter sido melhores.”
Mas com um sorriso sereno: “Foram, e ficaram cá dentro.”
Serão de memórias
Sozinho, em família ou com amigos, revê fotos e vídeos das aventuras que viveste. Celebra o verão que passou. Mesmo que tenha sido simples, frugal — ou até aborrecido — faz um serão com bons snacks e muito conforto. Estampa essas memórias no coração, como quem grava o que realmente importa. Ainda que tenhas feito férias em casa.
Playlist SLOW SUMMER – Disponível em Spotify
A playlist para acompanhar viagens, noites quentes, manhãs lentas e conversas serenas. Uma seleção de temas que vão tornar um verão leve e em conexão.